Atividades

Plano de Atividades e Orçamento 2018/2019
Agrupamento 787 de Vitorino dos Piães

  1. Introdução

O Plano Trienal 2017-2019 do Corpo Nacional de Escutas centra-se num compromisso simples, mas exigente, sintetizado no lema Viver, Amar e Servir. Para cada ano, é proposto um quadro místico e simbólico, com uma figura inspiradora associada a um símbolo forte, uma palavra-chave e uma música específica.

Ao longo do último ano escutista 2017/2018, propusemo-nos viver ao jeito de Maria, Nossa Senhora de Fátima, Mãe dos Escutas, celebrando-A e assumindo o seu modelo. No ano escutista que agora iniciámos 2018/2019, propomo-nos amar ao jeito de Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, celebrando-o e assumindo o seu modelo, tomando como símbolo a árvore que nasceu da bolota, da semente, e que dará fruto, crescendo e multiplicando, forte e segura.

Inácio de Loyola (1491-1556) é uma figura de grande relevo na história da Igreja católica, não só por ser o fundador da Companhia de Jesus (Jesuítas) – uma das maiores ordens religiosas ainda na atualidade – mas primeiramente pelo seu singular percurso humano e crente. Jovem do seu tempo, empenhou-se inicialmente numa carreira militar no seu país natal, Navarra (Espanha). Tendo sido ferido por uma bala de canhão, que lhe partiu a sua perna direita e deixou lesões na esquerda, durante a convalescença iniciou a leitura de uma coletânea de Vida dos Santos, um episódio fundamental para uma mudança radical na sua vida.

Amar com Inácio de Loyola é, pois, integrar pulsões, desejos e necessidades num projeto de vida com sentido, fruto de escolhas conscientes e livres para “maior glória de Deus” (ad maiorem dei gloriam, o lema de Santo Inácio e dos jesuítas). 

A árvore (a semente que dá fruto), símbolo deste ano, aponta para a diversidade de ramos e folhas, mas todos vinculados ao mesmo tronco. Lembra-nos a necessidade de, como árvore estende os seus ramos em busca da luz, nós também devemos estender-nos em direção aos outros, criando laços, amando.

Tomai Senhor e recebei é a oração de Santo Inácio que exprime, sintetizando em forma de cântico, as linhas fundamentais desta espiritualidade que queremos aprofundar ao longo deste ano escutista. É esta entrega de mim, de todo o meu ser, que queremos doar a Jesus.

Crianças, jovens e adultos muito podemos beneficiar da inspiração de Santo Inácio de Loyola neste ano escutista 2018-2019 para continuar a dotar cada elemento de capacidades físicas, afetivas, de caráter, espirituais, intelectuais e sociais, através de palavras e ações quotidianas, caçadas, aventuras, empreendimentos e caminhadas por forma a desfrutar do melhor que tem o CNE, uma escola de vida e para a vida.

 

 

Plano-de-Atividades-2018-2019  ( aqui estão todos os detalhes)

Acampamento da promessa ( 11 e 12 de maio)

Conteúdo do separador

As atividades futuras serão colocadas nos separadores destinados a esse fim.

© Escuteiros 787 2019 – Todos os direitos reservados 

Política de Privacidade (Corpo Nacional de Escutas) 

Base WP designed by Iografica Themes.