História do Escutismo

   Baden Powell nasceu em Londres a 22 de Fevereiro de 1857. Ainda novo, participava em excursões de barco, onde aprendeu a acampar, a manobrar um barco, a cozinhar e a obedecer rapidamente às ordens que lhe eram dadas.

Com 12 anos aprendeu e praticou as suas capacidades de sobrevivência e convívio com a Natureza num bosque perto da sua escola.

Em 1899 defendeu a cidade de Mafeking.Os rapazes da cidade foram organizados num corpo de mensageiros e BP ficou impressionado com a maneira como eles levavam a cabo as suas missões. Após a guerra com os Boers, BP organizou a Polícia Montada Sul Africana para a qual desenhou um uniforme que mais tarde se tornou o uniforme dos escuteiros.

Ainda em África, BP escreveu “Aids to Scouting” (“Auxiliar do Explorador”) – um manual com o objectivo de treinar os soldados para se tornarem exploradores.

Planeou um acampamento para testar as suas ideias. O acampamento decorreu de 25 de Julho a 9 de Agosto de 1907, na ilha de Brownsea. Os rapazes foram divididos em 4 Patrulhas: Lobos, Corvos, Touros e Maçaricos. Este acampamento foi um enorme sucesso. 

Baseado nesta experiência, BP escreveu o livro “Escutismo para Rapazes” (publicado em Janeiro de 1908).

No final de 1908 já existiam 60.000 escuteiros.

Em 1909 o rei Eduardo VII, que se interessou bastante pelo Movimento, fez ver a BP que o Movimento Escutista era tão importante, que ele prestaria um grande serviço ao seu país se resignasse ao seu cargo no Exército e se dedicasse a tempo inteiro ao escutismo. BP assim fez, e o Movimento cresceu de forma incrível.

Em 1912 BP conheceu Miss Olave Soames, com quem mais tarde casou, e que veio a tornar-se Chefe das Guias. O Movimento Guidista também foi fundado por BP e consiste numa variante feminina do Escutismo.

No dia 27 de Maio de 1923, nasce em Braga o “Corpo de Scouts Católicos Portugueses”, mais tarde denominado por Corpo Nacional de Escutas.

BP dedicou o resto da sua vida ao Escutismo.

Hoje, o Escutismo está em cerca de 216 países e existem mais de 28.000.000 de Escuteiros!

Escalões

  1. Lobitos-6 aos 10-1 chefe e 5 dirigentes
  2. Exploradores-10 aos 14-1 chefe e 4 dirigentes
  3. Pioneiros-14 aos 18-1 chefe e 3 dirigentes
  4. Caminheiros-18 aos 23-1 chefe e 1 dirigente
  5. A partir dos 23 temos duas opções:ou saímos do movimento ou tiras o PIF( Plano Individual de Formação) tornando se assim dirigentes

© Escuteiros 787 2019 – Todos os direitos reservados 

Política de Privacidade (Corpo Nacional de Escutas) 

Base WP designed by Iografica Themes.